terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Líder do Governo se compromete a ajudar índios que se prostituem às margens do rio Iaco

 
O líder do Governo na Aleac, deputado Moisés Diniz (PCdoB), esteve presente na tribuna na sessão de ontem, 15 para responder ao discurso do deputado Gilberto Diniz (PT do B) sobre a atual situação dos índios no município de Sena Madureira. O líder do governo afirmou que providências serão tomadas juntamente com o Governo do Estado para tirar os índios daquela região do alcoolismo e da prostituição.

“Digo que o Governo abrirá a partir do mês de março negociações com todas as categorias sobre a situação de Sena Madureira, acredito que é hora de dar um basta, não há nenhuma atribuição quanto a isso”.

Diniz disse ainda que o Governo do Estado tem um gasto considerável com a população indígena sem ter nenhuma obrigação constitucional. Ele ressaltou que muitas aldeias indígenas têm grandes oportunidades na área da educação e agricultura. “Temos, inclusive, muitos índios com o segundo grau, no Acre temos professores indígenas fazendo faculdade, no nosso Estado pagamos o agente agroflorestal que trabalha com manejo”.

Para finalizar o deputado propôs a criação de uma comissão para levar a situação até Brasília podendo o assunto ser discutido com deputados federais, senadores e autoridades competentes para solucionar o problema.

“A situação dos índios de Sena Madureira é deprimente e lastimável, os índios saem das aldeias e ficam às margens dos rios se prostituindo, fato esse que só ocorre lá uma vez que nos outros municípios que têm população indígena a situação é bem diferente. Proponho a criação de uma comissão aqui na Assembleia Legislativa para que juntos possamos visitar o município e discutir o problema juntamente com o prefeito daquela região e autoridades competentes”.

Mircléia Matos
Foto: Odair Leal
Agência Aleac

Nenhum comentário:

Postar um comentário