quinta-feira, 21 de abril de 2011

IFAC realiza I Seminário Outros Olhares das comunidades indigenas do Purús



Durante dois dias o IFAC (Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Acre) realizou em Sena Madureira o primeiro Seminário sobre “Povos, gestos, falas e modos de vida de comunidades indígenas do Purús) OUTROS OLHARES.

O evento teve innicio no dia em que comemora-se o dia do Índio 19 de Abril onde foi abordados diversos temas como: Povos e Culturas Indígenas: Patrimônio Sociocultural Acre, como também ouve debates entre a comunidade e os representantes indígenas sobre os temas abordados.

De acordo a professora de História Italva Miranda, que é uma das idealizadoras principal deste seminário através de sua aula de História, o objetivo maior é para que a comunidade indígena seja mais reconhecida pelo o branco, como também trazer para dentro da sociedade os conhecimentos indígenas para que todos possam ver que muitas vezes as pessoas tiram conclusões precipitadas e não é aquilo que se ver. Mas agora com este seminário tenho certeza de que as pessoas que participaram estarão vendo a classe indígena com outros olhares.

A indígena Alexandra Manchineri que estava representando as aldeias indígenas que ficam próximo as áreas de fronteiras com outros como Peru e Bolívia, enfatizou que este encontro abre novos horizontes e que as comunidades ficaram sabendo mais da história indígenas como também começa um novo espaço de respeito e interação entre brancos e índios. Em alguns locais do nosso estado ainda a muita discriminação por parte das comunidades a nosso respeito. Mas tenho certeza que isto começa a mudar cada vez mais com estes seminários. Disse.

Além de autoridades locais, estava participando também do Seminário acadêmicos do IFAC, aluno do Ensino Fundamental, sociedades civis e indígenas das Tribos Kaxinawá e Manchineri.

O evento teve seu término na quarta feira 20, onde foi realizada oficina “DO FILHO DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL? O ESTADO BRASILEIRO E OS POVOS INDIGENAS - PÓS 1988.”

O Seminário contou com a presença do professor e lider indígena João Domingos Kaxinawá do município de Santa Rosa do Purús, representantes de Sena Madureira, Pró-Reitor da de Extensão da Ufac, e demais professores e acadêmicos do IFAC de Sena Madureira.

No final todos os participantes receberão o seu certificado de participação deste primeiro seminário realizado pelo IFAC que fala das comunidades indígenas do Purús.

Márcio Farias




Nenhum comentário:

Postar um comentário